segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Respeito, Civismo… Humanidade

Numa manhã de Inverno conduzo por entre as gotas de chuva. Ao chegar, uma sala repleta de gente que lê, fala e espera. Também eu procuro um lugar vago para aguardar, pacientemente, até ouvir o meu nome.

A sala, cinzenta, sem ar condicionado ligado e com lotação muito superior ao desejável, nada tem que conforte ou acalme. Passaram já três horas e quarenta minutos e nada… estou a ponto de explodir mas permaneço no meu lugar, irrequieta, expectante e a interrogar-me como terá a Humanidade chegado a este ponto? Será que nos resta ainda alguma humanidade? Qual o conceito de respeito e de espaço para o século XXI?

É normal fazer barulho em salas de espera, é normal julgar normal que as crianças gritem, exijam e quase batam nos pais, é normal que incomodem as demais pessoas, abalrroando-as, subindo cadeiras, é normal que nos façam desocupar a cadeira ao nosso lado para não se sentarem dois lugares a seguir porque, imagine-se… vão colocar as suas próprias coisas em lugar das nossas. É normal que os médicos marquem uma hora quando pretendiam dizer quatro horas depois, é normal chegar atraso sem aviso prévio, é normal ir para locais públicos sem banho tomado ou espreitar sobre o ombro do outro… E aqui sentada, ainda à espera, interrogo-me: onde é que perdemos a noção de espaço e de respeito? Em que momento da História ficámos entregues ao egoísmo alheio?

O meu pai tinha uma frase que ouvi muitas vezes na minha infância e nunca me abandonou: “A tua liberdade acaba onde começa a liberdade do outro”… Nunca esta frase fez mais sentido!