quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Palavra de ordem - Renovação

Este fim de ano foi diferente… Reataram-se laços há muito perdidos e soube bem. Todas as passagens de ano, pelos menos nos últimos dez anos, têm sido diferentes para mim. Umas mais solitárias, outras mais familiares, umas de introspecção, outras de completa loucura… Todas diferentes, todas especiais, todas me ensinaram algo. Umas para repetir, outras talvez não. Sem fugir à regra (que não o sendo, acaba por marcar tradição – a diferença) esta passagem de ano foi como um regressar no tempo muitos anos atrás e ouvir as doze badaladas, com direito a foguetes do chinês e tudo, na companhia de pessoas com quem algumas vezes partilhei a minha infância mas que, a certa altura do percurso, deixei de ver.

Momentos de difíceis aconteceram nas suas vidas e eu, caçula, não tinha a maturidade para os apoiar ou sequer idade para perceber o que se estava a passar (embora me lembre do preciso momento em que aconteceu, de forma descontextualizada, fragmentada mas presente). Ao longo dos anos, também na minha vida foram acontecendo coisas menos felizes, que nos abalaram, que nos fizeram focar mais noutros pontos. Por uma ou por várias razões o tempo encarregou-se de nos afastar e agora, tantos, tantos anos mais tarde, de nos reunir.

Foi um passar de ano com gostinho especial de calor humano e esperança no futuro. Foi como um colar de passado e futuro que nos faz acreditar que tudo é possível e que, realmente, as pessoas são importantes para nós, que realmente gostamos delas e de que a vida vale a pena quando partilhada.

Neste ano vou mudar tudo aquilo que quero e sei que posso mudar. Este ano vai ser melhor e mais doce, vai ser de luta e de vitórias, de reencontros e talvez de algumas rupturas… Porque sem elas não há renovação, porque todos os dias crescemos mas não o fazemos todos ao mesmo ritmo. Às vezes é preciso aceitar isso e esperar que nos encontremos, algures, mais à frente no nosso percurso, quando voltarmos a estar ao mesmo ritmo, como aconteceu comigo neste passar de ano. Este ano vai ser melhor porque eu vou fazê-lo melhor, espero que vocês também! Sejam felizes em 2010!