sexta-feira, 8 de agosto de 2008

"a paz que eu preciso para sobreviver"

Ontem ouvi isto e fiquei a pensar… De que precisamos para viver ou sobreviver? O que nos fará realemente falta para enfrentar cada novo dia?

Além do trabalho que nos sustenta, das coisas básicas de todos os dias, o que poderá fazer-nos perder a esperança na humanidade e desistir?

Para algumas pessoas será ter alguém ao lado, uma companhia, um relacionamento, um amor. Outros há que não vivem se não estiverem rodeados de amigos, de animação, de festas. Há pessoas que confundem conhecidos com amigos e amigos com amor, outros há que não sabem amar, não querem ter ninguém por perto e prezam ao extremo a sua solidão.

Então o que será necessário para sobrevivermos num mundo cada vez mais tumultuado? Será que não conseguimos estabelecer um padrão?

É certo que cada pessoa é diferente da outra, todos temos expectativas e ambições muito diferentes mas também é verdade que acima de qualquer outra caracteristica, somos humanos.

Será que quem gosta da solidão é feliz à sua maneira ou será este, nada mais que um disfarce para os seus receios? Será que apenas decidiu preservar-se numa redoma invisivel com medo de viver?

Quem vive apenas em função dos amigos será que nunca sente falta de um carinho na chegada a casa? De um sorriso que o espera no final de um longo dia de trabalho? De ficar no sofá, debaixo da mantinha a ver filmes e a comer pipocas com o seu porto seguro? De alguém com quem partilhar os lençois e os sonhos?

E quem vive em função de uma só pessoa, será que realmente pode ser feliz e fazer feliz? Não será colocar uma responsabilidade maior do que se pode suportar, em cima de uma só pessoa que, julgamos, terá a capacidade de nos fazer sorrir todos os dias, fazer passar todos os problemas… E quando essa pessoa também precisar de nós? Será que lhe vamos dar espaço? Será que vamos conseguir estar lá para ela na mesma medida? E será que cada um não precisa do seu próprio espaço de vez enquando?

Sendo certo que não existem fórmulas milagrosas para a felicidade, eu acho que cada um deve procurar um pouco de tudo, numa receita equlibrada entre os diferentes tipos de amor que o nosso coração tem a capacidade de desenvolver por cada pessoa que entra na nossa vida, sem deixar de reservar algum do nosso tempo para nós mesmos… A solidão em excesso não pode fazer ninguém feliz mas parar um pouco, de vez enquando e olhar para dentro é o melhor calmante para todas as inquietudes!

Que vos parece? Voltei à idade dos porquês? …Como se alguma vez de lá saíssemos ;)