sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

O Natal é um estado de mente... BOAS FESTAS!

Chegados a esta altura do ano, a nostalgia e a saudade são sentimentos que teimam abater-se sobre nós. É comum fazermos uma retrospectiva sobre o que aconteceu ao longo do Ano que finda, tomarmos decisões quanto ao que pretendemos mudar… Enfim, faz-se um balanço sobre o melhor e o pior.
Nos olhos assistimos ao filme da nossa vida, como um Romance que vai sendo escrito ano após ano… Vai ganhando novos contornos, novas cenas, novos personagens… Esta é a altura em que temos saudades de tudo aquilo que andamos a tentar esquecer. É o momento dos reencontros, das lágrimas, é o momento em que paramos para ver quem falta… E se é verdade que o filme das nossas vidas está sempre a ganhar novos personagens, não é menos verdade que todos os anos há elenco que falta… E voltamos a sentir Saudade! Vem a lágrima matreira, desliza pelo rosto e denúncia a tristeza da alma… Ou talvez este não seja o termo correcto. Percebi recentemente, em conversa com um amigo, que nem todos os momentos que nos fazem chorar são de tristeza… Há muitos momentos que – passada a mágoa, a desilusão, a imensa falta que se possa sentir – percebemos que não foram menos bons pelo facto de não terem tido continuidade… Há momentos que ficam para sempre gravados e nunca vamos poder apagar mas, apesar disso e por isso mesmo, a vida segue e muda constantemente… Só quando conseguimos recordar com serenidade, podemos valorizar o que representa cada momento passado. Hoje sei que todas essas passagens são boas (mesmo que numa determinada altura nos tenham feito menos bem), sei que certas coisas devem ser valorizadas e outras esquecidas, sei que tudo contribui para o nosso crescimento enquanto seres humanos, se soubermos tirar daí lições positivas, sei que quem passa deixa saudade mas que isso não tem que ser um sentimento mau… Sei enfim, que cada pôr-do-sol conta e cada pessoa que entra em cena, fá-lo por uma razão – mesmo que ninguém compreenda qual - sei que somos feitos de tudo o que nos rodeia, que cada um de nós é um Universo, sei que existem pessoas más, pessoas capazes de nos querer mal, sei que não tenho a capacidade de compreender isso – reconheço as minhas limitações – mas sei que existem muitas outras que têm em si o Sol e valem por tudo o resto, sei que se estiver triste posso ver o riso sincero dos pequeninos e lavar a alma!

É Natal… Vamos ser melhores pessoas e ser FeliZes!!!!!!!!!!! :)

FeliZ Natal e pRóspeRo Ano Novo!!!!


*** “O Natal não é um momento nem uma estação, senão um estado da mente. Valorizar a paz e a generosidade e ter graça é compreender o verdadeiro significado de Natal”

(Calvin Coolidge) ***