quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O fim de uma estação

Chega ao fim mais um Verão, arrumam-se os biquinis e a toalha de praia, tiram-se os casacos de meia-estação para aconchegar as noites que vão ficando mais frias. Em breve os verdes darão lugar aos castanhos alaranjados e trocaremos os gelados pelo chá e o chocolate quente, as noites na varanda pelos serões no sofá ou no cinema, entre amigos ou em familia. Em breve não ouvirei o bater das ondas enquanto apanho os últimos raios de sol mas enquanto caminho pela praia, trocando o biquini por uma camisola quentinha. Em breve os programas de fim-de-semana serão alterados em função de uma nova estação e esta dará lugar a outras coisas... Talvez não sejam melhores ou piores, serão apenas diferentes. E eu gosto da diferença.

Sempre disse que a minha estação favorita é o Verão e, na verdade, continua a ser. Mas percebi nos últimos anos que afinal gosto de todas as estações porque todas têm a sua função, todas têm a sua beleza e porque a passagem de cada estação nos deixa o agridoce sabor da saudade do que passou, com a promessa do que virá. Acho que consegui, finalmente, alcançar uma certa paz que me permite disfrutar de cada momento, sem a pressa do amanhã.

Hoje começa uma nova estação... As folhas vão mudar de cor, eventualmente, acabarão por cair, a temperatura vai baixar, os dias vão ficar mais curtos e as noites mais longas... E eu estou feliz por isso. É sinal que continuamos vivos.