terça-feira, 9 de junho de 2009

Viver o presente…

Às vezes é preciso parar e pensar. Olhar para dentro, fazer um balanço do que já passou e do que está por vir… ou não, não importa. Mas é preciso esperar por dias melhores, pela concretização de sonhos e pelo idealizar de novos projectos. É preciso pôr tudo na balança, corrigir o que está menos bem e apostar em tudo o resto. É preciso não ter medo de sonhar, de planear, de arriscar, de avançar. É preciso viver e os medos nem sempre nos deixam ser livres.

Descobri que todos temos algum tipo de medo, em algum momento todos nós hesitamos, deixando de fazer qualquer coisa pelo simples medo de perder. Descobri que é normal ter medo, é sinal de maturidade, de crescimento, é sinal que retiramos algo de todas as experiências passadas. Mas não podemos deixar que o medo comande a nossa vida, temos que enfrentá-lo e superá-lo… Seja ele qual for.

Descobri que frequentemente, grandes perdas provocam grandes feridas na nossa alma e que grandes desilusões são travão para o futuro. Mas das experiências menos positivas por que passamos, devemos retirar a lição necessária, sofrer apenas o que é preciso sofrer e seguir em frente.

Somos feitos de passado e de presente mas apenas podemos viver no presente.