segunda-feira, 29 de abril de 2013

Português cria campanha viral para a Dove


"Hugo Veiga trabalha na Ogilvy, em São Paulo. Com «You're more beautiful than you think» está a conquistar o mundo

Por:     |   2013-04-27 09:02

Pensar numa ideia que desse um «novo fulgor» ao conceito do real beauty (beleza real) podia não ser tarefa fácil, tendo em conta que (quase) tudo já se fez nas campanhas publicitárias. Mas a Dove queria que a Ogilvy chegasse lá. E chegou, com a ajuda do português Hugo Veiga, que idealizou a nova campanha para a marca: «You're more beautiful than you think».

Um dos vídeos promocionais, colocados no Youtube, teve numa semana quase 28 milhões de visualizações. Todos juntos, já rondam 35 milhões. Em que reside este sucesso todo numa campanha de publicidade?



Várias mulheres dizem como se veem em termos de beleza a um artista que desenha a partir desses relatos falados. Depois, outras pessoas dizem como veem essas mulheres. E a conclusão é, sempre, que as mulheres são mais bonitas do que aquilo que elas próprias pensam.

«A nossa ideia foi a escolhida para nossos diretores criativos para ser apresentada ao cliente, que a adorou e teve coragem para a aprovar, dado que não havia roteiro. Era uma experiência social, não demos qualquer garantia. Só sabíamos se ia dar resultado fazendo. A Dove enxergou o potencial da ideia e deu-nos carta branca», contou ao tvi24.pt Hugo Veiga, numa conversa por telefone, deixando notar o seu português já com sotaque brasileiro. Afinal de contas, já está desde 2005 no país.

Com um realizador de apenas 25 anos, «um novo talento», e depois de encontrado o sketch artist ideal, «com uma técnica muito apurada», chegou a altura de encontrar as mulheres protagonistas desta história. Foi através de uma agência de casting que chegaram a elas.

«Mulheres reais. E encontraram essas mulheres na rua».

Sabiam que tinham «um trabalho muito emocional e impactante». «Mostrámos internamente para as mulheres aqui da agência e elas ficaram muito emocionadas, inclusive homens. Chegaram a chorar. Todas as mulheres se identificaram». 

Campanha foi lançada em poucos países, mas mundo rapidamente a abraçou

A repercussão que o vídeo está a ter - e ainda só foi lançado nos EUA, Autrália, Brasil e Canadá - está a superar as expectativas. «A recetividade está a ser tão grande. Muitos países no mundo inteiro estão a pedir esse filme e querem implementar. A campanha chegou lá através da Internet».

Hugo entende que «o forte desta campanha é que não passámos apenas uma mensagem para aquelas mulheres. Todas se identificam com o que as mulheres estão a sentir. Essa passagem de emoção, essa transmissão de um ideal, de a pessoa entender que é realmente mais bonita do que pensa, faz com que perceba que não precisa de estar a exercer uma pressão tão grande sobre ela própria. Que deve dar mais importância e atenção às coisas boas e menos aos pequenos defeitos». 

«You're more beautiful than you think» está a receber elogios de todo o mundo e de muitos diretores criativos e é uma forte candidata a um prémio no Festival de Publicidade de Cannes. Com um português por detrás do sucesso.

Hugo Veiga ganhou um concurso internacional de jovens criativos e foi assim que consegui um estágio no Brasil, em 2005. Em 2009, entrou na Ogilvy. Não pensa voltar para Portugal.

«Com a crise instalada não penso tão cedo voltar. Tenho de aproveitar também o facto de estar a crescer aqui no Brasil».

Hugo Veiga (à direita) com o seu colega Diego Machado. Juntos idealizaram a nova campanha da Dove


Hugo Veiga (à direita) com o seu colega Diego Machado. Juntos idealizaram a nova campanha da Dove"