quarta-feira, 8 de julho de 2009

CR7

Desculpem-me os fãs e os fãs da crítica mas estou farta! Já não consigo ouvir mais disparates, comentários e dissertações, permanecendo em silêncio.

Nunca tive ídolos, nem arranquei cabelos por nenhum artista ou figura pública de qualquer tipo e não seria agora que iria começar. Não gosto nem deixo de gostar do Cristiano Ronaldo mas já ando um bocadinho cansada dos comentários a respeito deste jovem, em estilo de bom “Tuga” que só consegue ver o lado negativo de tudo e de todos, fazendo criticas nada construtivas e pondo defeitos… em tudo!

É uma verdade inquestionável que o jovem é simples, tem origens humildes e pouca formação. É também verdade que não é poliglota e não tem o melhor dos gostos para se vestir mas também não é menos verdade que tem talento.

O nosso Primeiro-ministro também não sabe falar espanhol e não andou o pais inteiro a falar disso durante dias a fio. A grande parte dos artistas da actualidade veste-se mal, com o único intuito de chamar a atenção e não andamos sempre a comentar… Mas estes são estrangeiros por isso são bons de certeza.

Temos que deixar de ter este pensamento pequenino e mal-formado de criticar constantemente o que é nosso. Este pequeno país à beira-mar plantado, de não tão brandos costumes, vai mal minha gente. Vai muito mal e se a mudança não partir de cada um de nós, não importa o Governo que tenhamos, não importa quantas vezes se mude a cor politica ou os Ministros… Não vamos longe e não vamos progredir.

Não é só a crise que nos enfraquece, não é só a má governação, não são só os salários baixos ou a falta de qualidade no ensino. É tudo. E “tudo” começa no comportamento de cada um de nós e nas atitudes que daí advêm.

Por isso, vamos deixar de criticar o que é nosso. O futebol pode ser para simplórios ou não, pode ser cultura do “povão” ou talvez não. Não importa. O futebol move multidões, leva-nos a todo o mundo, dá-nos a conhecer, a nós Portugal. Porquê que em vez de só criticarmos negativamente, não o fazemos de forma construtiva? Porquê que as fraquezas das pessoas são sempre mais importantes que as suas virtudes?

Vamos deixar de pensar pequeno e vamos deixar que cada um possa ter talento sem o invejar de forma tão mesquinha. O Ronaldo (que serve de mote a este texto mas que podia ser qualquer outro) é um jovem talentoso, promissor e trabalhador. Ele é simples, veio do concelho mais pobre da Ilha da Madeira e está a lutar pela vida com aquilo que tem ao dispor, com aquilo que sabe fazer… E faz bem! O Ronaldo está a levar Portugal ao mundo… Xutos, meus caros! Xutos foi o que se ouviu em Madrid, na apresentação do Ronaldo aos adeptos. Mas sobre isso ninguém comenta porque é muito mais divertido fazer pouco das fraquezas de cada um, gozar com o fraco nível de espanhol… Não se sintam mais fortes, maiores, pelas falhas dos outros. Dessa forma só nos mantemos na mediocridade. Usar os talentos de cada um como inspiração para ser melhor, isso sim, já me parece mais positivo!

Bem hajam e mais uma vez reforço, não se trata de defender qualquer figura pública mas antes, de defender a nação.