Casámos em Maio, mês em que é colocado à venda o Pirilampo Mágico e foi então que pensámos, já que os bebés não vão ligar ao brinde, seja ele qual for, porque não oferecer algo que tenha um significado maior e que, além de tudo, vai ajudar alguém. Claro que muitos pais não perceberam a dimensão da nossa ideia, alguns ficaram um pouco pasmos a olhar para o que seria aquela coisa verde e peluda que vinha no saquinho mas para mim foi a melhor sensação do mundo ver o sorriso e o brilho nos olhos do rapaz que os estava a vender quando lhe disse quantos ia levar. Impagável!
Quando renovarmos os votos – sim, gostámos tanto de casar que queremos fazê-lo uma e outra vez! – quero estender esta ideia a outras vertentes da organização da cerimónia. E é desta vontade que me chega a inspiração para o texto de hoje. Porque não organizar umcasamento solidário? Se o casamento é sinónimo de partilha, que melhor testemunho disso mesmo do que dar aos outros um pouco da nossa felicidade?
Uma ideia muito fácil de colocar em prática é no que respeita à lista de presentes. Nunca sabemos muito bem onde colocar a lista de casamento – nós, por exemplo, optámos por não ter uma – até porque os gostos das pessoas são sempre muito diferentes e tantas são as vezes em que os noivos já têm a casa equipada ou até já vivem juntos. Em muitos casos os convidados optam por dar dinheiro ou algo mais simbólico ou sentimental.
Mas e se colocassem a lista de casamento numa ou várias instituições de solidariedade social? Podem escolher as instituições que gostariam de ajudar ou que mais vos dizem e pedir que as prendas vos sejam dadas em forma de donativo para essas mesmas instituições. Desta forma partilham a vossa alegria e recebem muita mais em retorno, é que não há maior alegria que aquela que vem de fazer alguém feliz.
Divirtam-se a planear porque o casamento é alegria.
Até breve,
Raquel.
Raquel.
Guest blogger: Raquel Correia Macias
Escritora e Stylist. Autora dos blogues RCM, Stylist e Bom Dia Alegria. Siga-a também no facebook e no twitter.
Veja o artigo publicado aqui.