sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Época de Amor ou de consumo?!

Está frio e já cheira a Natal. Já abri a época da manta e do chá e cá em casa “O Natal” chegou ontem! Acho que nunca tinha feito a Árvore de Natal tão cedo mas este ano apeteceu-me… Assim como me apetece redecorar a casa, mudar de visual, andar na rua com o vento a bater-me na cara e sentir a chuva. Para muitos é apenas uma estação que “tem que ser”, chata e triste, para mim é uma época de renovação. Imagino os lagos e os rios que vão finalmente voltar a encher-se de vida, as culturas que vão receber água e todas as outras coisas a que esta estação faz falta.

O que ainda não me apeteceu fazer foram compras! Algo estranho em mim mas a realidade é que não me apetece andar pelo centro comercial apinhado de gente que se diz sem poder de compra mas não não sai de lá. Não me apetece a hipocrisia, as aparências, o faz de conta.

Esta é cada vez mais uma época de consumo, mais do que de partilha de sentimentos e, claro, todos fazemos parte disso. Mas nunca faço do meu Natal apenas um acto consumista. Sim, dou prendas mas não apenas porque sim. Penso cuidadosamente naquilo que fará sorrir cada pessoa, independentemente do valor material do que se dá e é essa a escolha que faço… Dar o que faz sorrir e não o que é mais valioso. Porque é disso que se trata, ou não? Será que numa sociedade de consumo o dinheiro também pode comprar o Natal, o amor? Ou será que andamos apenas demasido ocupados para dar amor?